Título da Redação: Será Mesmo Um País Laico?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Aline Feltrin


A Constituição de 1988 rege que a liberdade de crença é inviolável, assegura o livre exercício dos cultos religiosos e protege os espaços de liturgia, fato que não é respeitado e muitas vezes extrapolam vários limites. Intolerância religiosa pode ser definida como ignorância, falta de discernimento e senso comum, o que leva indivíduos à violência física e moral, e consequentemente mortes.
O DISQUE100 - telefone de denúncias de violências - indica que a maior parte das denúncias de violência são autuadas em praticantes de religiões de matriz africana, como a umbanda e candomblé. O que mais estarrece, é que desde 1500 o Brasil vive sob influência indígena e africana e práticas dessa matriz já são patrimônios culturais do Brasil há alguns anos. Mesmo assim, é cotidiano ouvirmos sobre violências regidas em um discurso de ódio, fortalecidas por um poder midiático e político, implicitamente incentivado por grandes poderes. Falamos tanto em país laico, mas a verdade é que desde a chegada dos portugueses, vivemos sob a égide do cristianismo, observando influências fortes, como por exemplo, na instauração do ensino religioso nas escolas, que de fato é bom, se fosse direcionando ao estudo da ciência das religiões, e não apenas em uma delas.
Portanto, se a intolerância é sinônimo da falta de informação, devemos fornece-las para que se quebre tabus que a anos seguem o senso comum, usando as escolas, internet, simpósios, palestras, debates e todos os meios de comunicação, causando impacto na população de modo que as discriminações soem como atos medíocres.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018