Título da Redação: Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem 2016)

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


É possível afirmar que a intolerância religiosa no Brasil ainda está longe de ser solucionada. Tal fato se evidencia não só pelo desrespeito de muitos, como também pela precária educação social referente à essa questão, principalmente em relação à denúncia.
Primeiramente, é válido discutir a respeito da liberdade de crença. Professar ou não, é um direito constitucional e a intolerância religiosa é considerada crime de ódio. Segundo o sociólogo Pierre Bordieu, a violação aos Direitos Humanos não consiste somente no embate físico, o desrespeito está - sobretudo - na perpetuação de preconceitos que atentam contra a dignidade da pessoa humana ou de um grupo social. Nesse sentido, é preciso compreender que muitas brincadeiras, por exemplo, podem soar ofensivas e/ou preconceituosas aos adeptos de uma determinada religião.
Também, é preciso refletir sobre a importância da educação precoce na solução desse problema. As crianças devem entender que a liberdade acaba onde o limite começa. Por isso, o Estado deve se atentar para o papel fundamental das escolas nesse processo. Devem ser criadas medidas que mostrem a gravidade de certas ações, palavras e brincadeiras referentes a religião, pois tais podem gerar traumas psicológicos permanentes ou de difíceis tratamentos. Albert Einstein dizia que o mundo é um lugar perigoso de se viver, não devido àqueles que fazem o mal, mas por causa dos que só observam o mal acontecer. Diante disso, a informação sobre a denúncia deve ser amplamente divulgada para que os adultos, assim, também possam ajudar reduzindo os casos de intolerância religiosa.
De acordo com o grande líder pacifista Nelson Mandela, quando há um problema é preciso enfrentá-lo e não disfarçá-lo. Medidas são, portanto, necessárias para resolverem o impasse. É fundamental que o Ministério da Educação (MEC) faça parcerias com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), com o intuito de promover nas escolas palestras abertas ao público para que assuntos referentes à intolerância religiosa e sua consequências na vida da vítima possam ser debatidas. Ademais, é importante que haja uma atuação em conjunto de Organizações não Governamentais (ONGs) e da mídia com o intuito de mobilizar/informar a sociedade com relação aos seus direitos e deveres, ou seja, respeitar, ser respeitada, e denunciar. Além disso, cabe ao poder judiciário fazer valer as leis já existentes e divulgar nos meios de comunicações como fazer a denúncia. Só assim, tendo como base a união da sociedade civil e do Estado, o crime em questão deixará de ser um problema no Brasil. "O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." - Mahatma Gandhi.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018