Título da Redação: Tema do ENEM: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Religião deriva do latim religare, que significa "ligar novamente", ou seja, é um mecanismo de conexão entre o natural e o sobrenatural, que busca a paz e a transcendência espiritual. Ademais, consoante Max Weber, conhecer as diferentes religiões é uma forma de conhecer as sociedades, logo ela é um produto cultural dotada de diferentes valores e crenças. Contudo, há no Brasil uma conjectura de intolerância religiosa, responsável pela quebra da harmonia e que foge de todos os princípios pregados pelas diferentes religiões, que é fomentada pelo caráter etnocêntrico tido por muitos, além do fundamentalismo religioso.
Em uma primeira análise, é válido salientar que o sentimento etnocêntrico é latente nas terras tupiniquins e é fruto da formação histórico-cultural do período da colonização do país, no qual o catolicismo foi instaurado como religião oficial, enquanto que as de matrizes africana eram abominadas. Essa falta de alteridade, ou seja, de olhar de igualdade para com o "outro eu", perdura na sociedade e é a força motriz dos atos de ódios comumente vistos em "praça pública". Em 2015, por exemplo, uma menina de 11 anos foi apedrejada, no Rio de Janeiro, enquanto saia de uma cerimônia de candomblé. Tal situação corrobora o pensamento do filósofo Montesquieu, de que as religiões não são as causadoras das guerras santas, mas sim, o sentimento de supremacia dos homens.
Em uma segunda análise, é importante ressaltar que o Brasil é um Estado laico, além disso a constituição de 1988 assegura liberdade de crença e consciência. Há, no entanto, uma atmosfera instável que se mostra cada vez mais "nebulosa". O fundamentalismo religioso, sinônimo de morbidez fanática é, indubitavelmente, um fato agravante de tal situação, haja vista a possibilidade de reações extremistas numa tentativa de obliterar outras formas de conectar-se com o divino, dessa forma, indo muito além do que apenas xingamentos de ódio.
Em suma, "as religiões são caminhos diferentes convergindo para um mesmo ponto", como afirmado por Mahatma Gandhi. Dessarte, é imprescindível que o Ministério da Educação, por meio de uma maior destinação dos impostos para a educação da Receita Federal, torne obrigatório o ensino da disciplina religião, além de colocar conceitos como do etnocentrismo na grade curricular, a fim de elucidar a problemática da intolerância religiosa. Outrossim, concerne às diversas esferas políticas, investirem na disseminação de campanhas de conscientização na mídia. Por fim, essas, devem conter informações que evidenciem formas de denunciar atos que atentem a liberdade de crença e consciência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018