Título da Redação: Tema enem

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Vestibuland em ascensão


Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
A Revolução Francesa exerceu grande influência na Declaração dos Direitos Humanos. Seus princípios fundamentais(liberdade, igualdade e fraternidade ) estão inscritos nas Cartas Magnas de todos os países democráticos. Esses direitos, entretanto,são violados pela intolerância religiosa, e caminhos devem ser buscados para combatê - la

No que se refere à intolerância religiosa no país, é evidenciado que é um problema, principalmente, devido ao fato de muitos indivíduos motivados por uma fé "cega" querer impor sua crença aos demais por meio da violência física . Além disso, muitos indivíduos são vítimas de agressões verbais, como piadas e apelidos, por seguir determinada religião. Essa é a opressão simbólica da qual trata o sociólogo Pierre Bordieu : a violação aos direitos humanos não consiste somente no embate físico,
o desrespeito está- sobretudo- na perpetuação de preconceitos que atentam contra a dignidade da pessoa humana ou grupo social.
Contudo, o Brasil caminha lentamente na resolução desse empasse. Apesar de não faltarem medidas que asseguram a liberdade de crença e de manifestações religiosas, como o fato de o país ser laico, ou seja , o Estado não interferir na escolha da religião de cada indivíduo. Essas medidas ainda não são suficientes, visto que muitas crenças, especialmente a Afro-Brasileira, ainda sofrem diversos tipos de discriminações . De acordo com o Jornal Nacional, mais de 50% das religiãos Afro-Brasileira , como a Candoblé,são vítimas de preconceitos.
Portanto,para resolver esse empasse, medidas devem ser tomadas. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, assim, o Ministério da Educação (Mec) em parceria com as escolas, devem promover uma aceitação das diferenças religiosas. Isso poderá ser feito por meio de palestras e materiais autoexplicativos. Além disso, a mídia, com todo o seu poder ideológico, deve desenvolver através de novelas e propagandas medidas de inclusão das diversas regiões na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018