Título da Redação: Tolerância desrespeitada

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Luara Borges


A intolerância religiosa tem se tornado cada vez mais constante na sociedade, o que é um perigo, pois gera o fanatismo que, por sua vez, transforma-se na barbárie. Por conta disso, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou em 2007 a Lei nº 11.635 que vem de desencontro a essa intolerância. Essa lei visa o combate a intolerância religiosa, e como esta, várias outras já haviam sido sancionadas.
Em 2014, o disque 100 registrou 149 denúncias de discriminação religiosa no país. Isso ocorre porque as pessoas não aceitam uma religião diferente da sua, querem impor a sua religião aos outros, utilizando muitas vezes de violência seja ela verbal, seja ela física. De acordo com os dados, o número total de denúncias caiu em relação a 2013, mas continua sendo um número preocupante, porque só mostra que a questão não foi superada. Segundo Daniel Melgaço "a intolerância religiosa se deve à vaidade de se achar o único correto".
As principais vítimas são aquelas que frequentam religiões de matriz africana, e não é preciso ir tão longe para perceber que o principal motivo dessas religiões sofrerem maior discriminação é o preconceito. As pessoas não conhecem e nem procuram conhecer tais religiões, e vão logo julgando. Já afirmava Victor Hugo que "a tolerância é a melhor das religiões".
Logo, é perceptível que iniciativas devem ser tomadas pelo poder público, como por exemplo, distribuição de panfletos e palestras informacionais, também deveria ser implantado o ensino religioso nas instituições educacionais, para que os jovens saibam o que pensam os grupos religiosos, sendo feito de forma científica e não catequética. É fundamental que o ensino religioso ocorra da maneira mais imparcial possível e aborde as mais diversas religiões, não se focando somente em uma. Seria interessante uma imprensa mais ativa, canais de participação, campanhas publicitárias e acesso mais facilitado a denúncia pela sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018