Título da Redação: Tolerância religiosa: uma questão de respeito

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Manu Bonfim


O Brasil é historicamente um país católico (apesar de está perdendo fiéis) e corresponde a 64% da população. Além disso, há outros grupos religiosos, tais como protestantes, espíritas, umbandistas, além dos denominados "sem religião". Tal pluralidade de pensamento, muitas vezes não é respeitada por fundamentalistas, gerando ódio e intolerância. O país deveria na prática ser neutro considerando o direito assegurado pela Constituição de Estado laico.
No Brasil Império, os escravos eram proibidos de professar sua fé nas divindades da África. As crenças africanas foram sofrendo alterações, incorporando elementos católicos e resultando no chamado sincretismo religioso. Infelizmente, há pouca tolerância aos cultos afro-descendentes, devido principalmente ao fanatismo e ao pouco conhecimento sobre os cultos.
Além disso, no extremo da "árvore das religiões" estão situados aqueles que se intitulam "sem religião", um grupo heterogêneo, formado por ateus, agnósticos e deístas. Adeptos do livre pensamento, são taxados por muitos religiosos de materialistas, maus, pouco dignos de confiança e respeito. É inadmissível que isso ainda aconteça.
Portanto, é necessário o incentivo à leitura. Pesquisas afirmam a eficácia dos livros no processo de formação crítica e do desenvolvimento de tolerância no indivíduo. Monteiro Lobato disse: "Um país se faz com homens e livros." Sim, homens, livros e respeito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018