Título da Redação: Tolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Matusalém


Segundo Hellen Keller, “O resultado mais sublime da educação é a tolerância”. No entanto, o que se observa no Brasil é que a educação não tem gerado tal resultado, pois, em um país tão miscigenado, como o nosso, é incoerente ainda haver preconceitos tão enraizados em relação à questão religiosa. E, assim, ocasionando um problema social, a intolerância religiosa, que contraria a Constituição Federal, pois, esta dá aos cidadãos a liberdade de crença.
Primeiramente, é importante frisar que, o conflito ideológico, entre as crenças de tais religiões, faz que haja em todo território nacional agressões físicas e verbais, isso tudo, causado principalmente, pelo fanatismo religioso, pois, em vez de buscarem o consenso entre as religiões, o respeito, buscam sobrepor uma ideologia sobre outra e, dessa maneira, sendo inevitável este conflito. E, ainda, pela diversidade de religiões no Brasil, muitas delas, trazidas pelos escravos africanos, as religiões Afro-brasileiras, tem por consequência em nossa sociedade, também, uma divergência cultural, pois, pela cultura africana não ser, de certa forma, aceita pela maioria dos brasileiros que não seguem esta religião, ainda existe um grande preconceito a cultura africana.
É importante frisar, ainda, que nós brasileiros temos o direito de pensamento e expressão, porém, se estivermos fazendo uso dessa liberdade para buscar criticar ou impor nosso pensamento, de forma preconceituosa, sobre outras opiniões e ideologias, ou então, tentar ocultar a liberdade de expressão dos que não seguem a mesma corrente de pensamento que a nossa, passamos a ser intolerantes e então desrespeitando a Legislação Federal. E, com tudo isso, fazendo com que outras culturas e correntes de pensamentos estejam cada vez mais difíceis de serem disseminadas nesta sociedade onde as adversidades são encaradas de forma preconceituosa.
Diante do exposto, é notável que a intolerância religiosa no Brasil seja um grande problema a ser enfrentado, no entanto, essa forma de pensar não deve ser mais uma prática de nossa sociedade, dessa maneira, é preciso que o Estado não fique omisso diante de tal questão, assim, buscando fazer o uso do meio escolar para educar nossas crianças e adolescentes de forma que o respeito prevaleça diante das adversidades e, também, não deixando de fazer o uso da mídia, para incentivar a tolerância religiosa. Para assim, mantermos a ordem e continuarmos com o progresso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018