Título da Redação: Tolerar é necessário

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


É consenso que as práticas religiosas foram de fundamental importância, para desenvolvimento do homem e da sociedade, desde o Egito Antigo,no qual as divindades eram as responsáveis pelo progresso da sociedade. Na conjuntura atual, com o advento de novos conceitos sobre o universo, e da relação desse com o ser humano, revelaram-se inúmeras variedades de crenças distintas. Em decorrência disso, também, ganharam proporções significativas os casos de intolerância religiosa. Sendo assim, respeitar a liberdade de pensamento do outro é, portanto, um desafio para o futuro do país.
Sob essa ótica, o Brasil é um país de Estado laico, isso significa dizer que esse se mantém neutro e imparcial no tocante as diferentes religiões. Contudo, o fanatismo, de alguns, pode evoluir para casos de hostilidades, nos quais a perseguição e a violência se revelam. Isso é devido à ausência do exercício da alteridade e do dialógo, ou seja, por não existirem ações que visem ao estabelecimento do pensamento crítico, capazes de fomentar a tolerância, continuar-se-á germinando atitudes inflexíveis.
É importante pontuar, ademais, o fato de que, em muitas instituições familiares, os pais coagem os filhos e,por muitas vezes, obrigam-os a serem adeptos dos credos da família. Essa imposição recai sobre o próprio progresso cultural e intelectual da criança, a qual tornar-se-á intolerante aos próprios colegas quando esses apresentarem valores diferentes dos dela. Nesse contexto, muitas desses infantes ,vítimas da rejeição, acabam abandonando à escola, em razão da discriminação.
Dessa forma, é imprescindível que o Estado torne-se, de fato, laico e promova projetos que visem à exaltação da diversidade cultural. Esse, também, deve punir, por meio dos orgãos competentes, os responsáveis pelos atos intolerantes. A família e a escola, por outro lado, devem propagar valores, como a paz e o respeito ao próximo, por intermédio de dialógos e debates. Afinal, admitir que as diferenças existem e tolerá-las, é uma maneira de se dar passos mais largos rumo ao progresso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018