Título da Redação: Tolerar é respeitar

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por wanderson


A intolerância religiosa está enraizada na sociedade, de modo que tem influenciado diversos conflitos armado pelo mundo. No Brasil, a liberdade de expressão religiosa é garantida pela constituição. Entretanto, são comuns atos de preconceitos e perseguições a determinados grupos religiosos, isso devido à mentalidade retrógrada de uma parte da população, bem como a existência de uma sensação de impunidade, assim contribuindo para a persistência desse comportamento negativo.
É importante destacar que, de acordo com a Carta Magna brasileira o Estado é laico, ou seja, não possui religião oficial, concedendo total liberdade de manifestação religiosa aos seus cidadãos. Nesse cenário, a intolerância é considerada crime, tipificado na lei 7716, com o objetivo de punir as pessoas que cometem atos preconceituosos e agressões físicas contra religiosos. Dessa maneira, nota-se a importância dessa legislação no combate a esse crime.
Contudo, apesar do país ser laico e da existência dessa lei, os crimes de intolerância religiosa são constantes, praticados por grupos de indivíduos dotados de pensamentos ultrapassados que insistem em não aceitar a liberdade religiosa. Prova disso, foi o caso da menina de 13 anos de idade que teve sua cabeça atingida por pedras, quando saía de um culto de candomblé, no estado do Rio de Janeiro, situação que os acusados não foram punidos, corroborando a sensação de impunidade vivida pela população.
Entende-se, portanto, que medidas mais efetivas precisam ser tomadas para resolver o problema da intolerância religiosa. A fim de minimiza – lá, o Governo deve criar delegacias especializadas nesse tipo de crime, com o intuito de acelerar as investigações para que os acusados sejam identificados e encaminhados ao judiciário para as devidas punições, diminuindo a sensação de impunidade. Além disso, a família, como orientadora e formadora de valores, deve disseminar, por meio do diálogo, a relevância de respeitar a opção religiosa do próximo com o propósito de formar pessoas mais tolerantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018