Título da Redação: Um Mal Social

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


O desprezo, preconceito e desrespeito a uma crença são os principais atos que formam a intolerância religiosa. Atualmente já classificado como um crime, a intolerância religiosa possui uma antiga origem que infelizmente permanece enraizada e afeta negativamente a sociedade brasileira.
Logo na colonização do Brasil realizada pelos portugueses, o preconceito religioso já era praticado. A catequização dos índios e escravos africanos, a imposição de costumes e idiomas são fatos que expressam como o sentimento de superioridade europeia não causou apenas um assassinato em massa, como também um assassinato cultural. Desde então, a nação se tornou uma República e futuramente um Estado laico, mas ainda assim a intolerância religiosa persistiu.
Entretanto, religiões como o candomblé e expressões culturais como a capoeira são símbolos de resistência à opressão e ao preconceito, assim como o judaísmo após as perseguições religiosas durante a Segunda Guerra Mundial. Ambas demonstram a importância e a necessidade de que um indivíduo possui de ter respeitada e manter a sua cultura e crença.
Portanto, é necessário retirar os valores arcaicos e preconceituosos dos cidadãos pouco a pouco. O Ministério da Educação deve integrar o ensino religioso à grade curricular de aulas de todas as escolas públicas e estaduais, mas que não foque apenas em uma, e sim em várias religiões, para que o conhecimento e o respeito pela diversidade sejam ensinados. Além de que, os direitos de liberdade de expressão e de culto garantidos pela Declaração dos Direitos Humanos, juntamente com a Constituição Federal Brasileira que considera crime qualquer prática de intolerância religiosa, são essenciais para o fim desse mal social que é o desrespeito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018