Título da Redação: Um país livre, um país laico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Paulyne Ortlieb


Um dos temas que mais gera repercussão atualmente é a religião. A religião está em todos os lugares, ou você tem, ou você não tem. Com isso, acaba surgindo uma série de fatos que, muitas vezes, desfavorecem a tranquilidade entre os meios sociais.

Por consequência de um país laico, temos no Brasil uma grande variedade de doutrinas religiosas. Estas, que entram em conflito quando um indivíduo de determinada religião agride de alguma forma os demais a que seguem diferentes doutrinas. Agressões, estas, que não fazem sentido diante de pessoas que pregam a paz e o amor ao próximo.

A relação entre a crença e a liberdade está muito próxima. Não podemos limitarmos a uma crença específica, como também não podemos ater a possibilidade de subjugar a opção do próximo. Isto é, não há sentido lógico nas atitudes contra o próximo que teve a mesma condição liberal que a sua.

De modo a garantir a harmonia entre as pessoas e diminuir o índice de violência por motivos banais, algumas medidas devem ser tomadas. Leis mais rigorosas devem ser aplicadas àqueles que difamam quaisquer dessas opções: orientação sexual, etnia ou crenças. Além da própria população se unir e fazer uma corrente de paz colocando em destaque a felicidade com objetivo de vida e não o rancor e o ódio. Afinal, como afirmou Platão: "o importante não é viver, mas viver bem".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018