Título da Redação: Uma arca para todos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Mais de meio século de catequização tornaram o Brasil, apesar de ser considerado Estado laico, um país com grandes crenças religiosas. Devido a essas crenças, surgiram preconceitos e intolerância com alguns cultos. Esse desrespeito se formou devido a fatores históricos e culturais que devem ser lembrados.
Primeiramente, deve-se apontar o fator histórico. A cerca de dois milênios atrás, a religião monoteísta, principalmente a cristã, ganhou força, pois foi vista por alguns impérios, ao exemplo do romano, como uma forma de união dos diversos povos conquistados. A partir desse ponto, crenças em deuses únicos foram ganhando força e dominando a maior parte do planeta. O pensamento monoteísta foi sendo difundido globalmente, até que em 1500 chegou no Brasil. Com isso, foi-se criando um forte ideal religioso, que acabou resultando, posteriormente, em um pensamento preconceituoso.
Com o processo histórico formado, uma nova cultura apareceu. Devido ao pensamento deísta onipotente, doutrinas distintas como, candomblé, budismo, paganismo e ateísmo, foram e são consideradas hereges. Dessa forma, certa intolerância se manifestou, e que podem ser observadas, como em casos de assassinato e terrorismo, que acontecem constantemente no planeta, devido a pensamentos religiosos distintos.
Fica claro, portanto, que a incompatibilidade de idolátrias causa graves problema à sociedade, e que estes confrontos tem raízes profundas e antigas. Para que haja mais respeito, é papel da família, em educar seus filhos sobre as diversas religiões, através de conversas e histórias, é papel, também, da sociedade, no aprendizado da convivência com culturas distintas da sua, através do entendimento e aceitação que cada ser humano tem direito de escolha no que crer. Apenas assim, não haverá um dilúvio de brutalidade entre os fiéis.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018