Título da Redação: Uma Forma Limitada de Liberar

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A discriminação da religião no Brasil é um problema social ainda presente nos dias atuais e precisa ser solucionado, uma vez que o país é laico, em contrapartida, os crimes e preconceitos contra devotos (ou não religiosos) vem ganhando cada vez mais destaque.
Ao analizar o contexto histórico brasileiro, percebe-se a mixigenação de etnias e com ela uma vasta bagagem cultural e religiosa, cada povo com suas crenças e costumes. Desde já, nascia a intolerância, quando negros e nativos brasileiros eram sujeitos a catequização. E foi criando vida quando, na Era Vargas, aqueles de religião semita não eram bem vindos em território brasileiro.
Hoje, a liberdade de expreção faz do Brasil, um país laico, onde qualquer cidadão pode exercer sua fé e questionar os dogmas religiosos, mas o "devotismo" de alguns faz com que essa liberdade tenha limites. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a cada três dias uma pessoa sofre violência decorrente da intolerância, 20% daqueles que denunciaram em 2013, sofreram violência física. Em 2014 esse número passou para 12%.
A intolerância religiosa é, portanto, um quadro que deve ser mudado uma vez que o ser humano tem liberdade de crer e cultuar aquilo que lhe é moral. A intervenção estatal em enrigecer leis que vão contra tal intolerância é fundamental para a formação da ética do ser enquanto cidadão, além da quebra de influências religiosas em políticas públicas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018