Título da Redação: Uma questão de limites

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabi Ribeiro


Após os atentados contra a revista francesa Charlie Hebdo, um debate acerca dos limites da liberdade de expressão foi reacendido, já que atualmente, conflitos causados por excessos cometidos ao expor ideias ficam cada vez mais comuns.
Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões e ideias. Porém, essa liberdade frequentemente é utilizada de modo que desacata a dignidade e a honra de um indivíduo ou grupo, como foi visto em janeiro desse ano, quando ocorreu a criação de charges provocativas referentes ao profeta Maomé, o que inferiorizou a fé de outras religiões.
Desse modo, o direito de criticar deve seguir o princípio do dano o qual assegura que cada um tem o direito de agir como quiser, desde que suas ações não prejudiquem os outros. Portanto, o direito de manifestar-se deve ser exercido com responsabilidade, reflexão e ética.
Torna-se evidente que limites para a liberdade de expressão devem ser estabelecidos, já que temas exclusivos de certas culturas têm sido tratados com desrespeito e julgados sem precedentes. As pessoas devem aprender os valores da ética, da responsabilidade e, principalmente, do respeito com relação ao direito de se expressar livremente. E assim, talvez no futuro, os meios de comunicação passem a promover o respeito social e diferentes culturas e etnias consigam conviver em paz.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018