Título da Redação: Valorizacao da diversidade religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Bia Mendes


O Brasil possui uma grande diversidade religiosa resultante do processo de colonização, a qual provocou um intercâmbio entre diferentes povos, com culturas e crenças distintas. Mas, apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar a liberdade de consciência, o livre exercício dos cultos e garantir a proteção desses locais, em pleno século XXI, ainda predomina a intolerância, gerando alguns conflitos entre pessoas que possuem fé em divindades diferentes.
Antes da chegada dos portugueses ao território brasileiro, cada tribo indígena realizava seus respectivos rituais religiosos, normalmente baseados nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Porém,no período de colonização,os jesuítas lusitanos iniciaram o processo de catequização dos nativos.Isto demonstra a não aceitação da fé alheia.Posteriormente,vieram os escravos africanos para trabalhar na lavoura e junto com eles uma nova religião a ser desprezada e condenada pelos homens brancos.
Ainda nos dias de hoje, permanece tal realidade. No ano de 2014,houve aproximadamente 150 registros de denúncia de discriminação religiosa,sendo a maioria nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.Essa questão ainda não foi superada em nosso país,pois muitos fiéis são fanáticos e acreditam que desrespeitando outra doutrina estarão enaltecendo o nome do seu próprio deus. Sendo assim,novas medidas deverão ser impostas,a fim de reverter a situação,para que ela não chegue em casos extremos,como por exemplo,as ações dos radicais islâmicos.
Portanto,apesar do histórico de intolerância presente no Brasil,precisamos prezar a integridade de cada cidadão e valorizar a diversidade,seja ela religiosa ou cultural.Dessa forma,esses princípios deverão ser transmitidos na escola,ensinando valores como o respeito ao próximo,independente de suas crenças e também nos templos,o qual cada líder espiritual poderia difundir ensinamentos com a finalidade de evitar o fanatismo.Pois,o direito de criticar dogmas é assegurado como liberdade de expressão,mas atitudes agressivas e ofensas são crimes sem fiança .

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018