Título da Redação: Vinte e um de janeiro

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Carina Pelizzaro


Vinte e um de janeiro

Na atual conjuntura sabe- se que a intolerância religiosa persiste a muitos anos. Esta é uma discriminação diante de etnias ditas diferentes. É notório que a liberdade de expressão e de culto está assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas diante disto, o etnocentrismo ainda prevalece.

Nesta perspectiva nota- se que desde os anos anteriores, esses tipos de práticas eram mais frequentes. Durante a Segunda Guerra Mundial, iniciada pela Alemanha e liderada por Adolf Hitler, houveram constantes perseguições aos Judeus por não seguirem a mesma religião. Outro exemplo a ser citado foi o descobrimento do Brasil em que houve a catequização dos índios pelos colonizadores. Segundo pesquisas feitas pela ONU (Organização das Nações Unidas) , 49% das escolas públicas aderem ao Ensino Religioso obrigatoriamente .

Por outro ângulo é notório que, no Brasil, aderiu- se a lei que considera crime a prática de descriminação relacionada a intolerância religiosa. Ao comparar a antiguidade a atualidade, é perceptível que o número de casos relatados de violência físicas ou verbais referentes ao etnocentrismo diminuíram relativamente. Como alternativa, foram registradas várias manifestações contra a falta de tolerância que serviu como impulso para essa redução gradativa, vivenciada por inúmeras pessoas.

Em suma, faz- se necessário que sejam denunciados casos que envolvam esse tipo de discriminação e conscientizados de tal problemática. Outras alternativas seriam a retirada, das escolas pública, a disciplina de Ensino Religioso e o aumento de manifestações pacíficas em todo o mundo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018