Título da Redação: A dificuldade do consumo consciente

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bianca Bibiano


O consumismo é um mal que assombra a sociedade. Cada vez mais as pessoas sofrem a influência de propagandas que de certa forma as induzem a comprar um determinado produto. Atualmente com o aumento de cartões de crédito e contas consignadas é ainda mais difícil resistir à tentação de comprar.

Os bancos oferecem uma gama de oportunidades e facilidades para que clientes, mesmo que ainda muito jovens, possam ter cartões de crédito, abrir contas e até mesmo conseguir um empréstimo. Essa facilidade, porém, pode ser prejudicial, uma vez que muitos indivíduos que optam por esses meios de obtenção de crédito não possuem boa saúde financeira, aumentando com isso suas dívidas.

As empresas investem de forma maçante na divulgação de seus produtos e serviços. O marketing e a propaganda dessas indústrias visam incentivar o consumo, de forma a gerar a exclusão social, pois se um indivíduo não usa determinado produto, significa que ele não tem um status social mais elevado.

Consumir com consciência é cada vez mais difícil. É preciso que o cidadão tenha um bom conhecimento de suas condições financeiras e das suas reais necessidades. Essa é a única forma de se manter menos susceptível a dívidas numerosas, que põem em risco sua situação financeira.

O consumo associado às facilidades de obtenção de crédito faz com que as pessoas tornem-se cada vez mais adeptas do consumismo e mais endividadas. A linha que separa o querer e o precisar vai ficando ainda mais tênue, sendo difícil a sua distinção, onde ter um produto ou usufruir de um serviço passa a ser uma mera necessidade para satisfazer sua imagem e status social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018