Título da Redação: A exibição desnecessária de bens

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Bruna Areas


No século XXI, a população brasileira tem vivido um constante crescimento da ostentação. A palavra ostentar remete a exibição de bens de marcas altamente reconhecidas e encontra-se diretamente relacionada a ideia de poder, sendo realizada não apenas por classes monetariamente favorecidas. Assim, como as marcas reconhecidas são caras, pessoas geram gastos desnecessários, deixando de priorizar até a saúde, somente para ostentar e mover o consumismo.
Essa ostentação tem sido muito estimulada pela indústria musical, que tem criado músicas exaltando uma supérflua luxúria e poder. Assim, com a intenção de encontrar-se na nova moda, muitos acabam entrando em dívidas absurdas comprando carros zero muitas vezes sem possuir a garagem para armazenar estes.
Outro exemplo pode ser visto com celulares da Apple. Estes celulares possuem alto valor e são adquiridos por pessoas pobres e ricas simplesmente por serem de uma marca reconhecida internacionalmente. Deste modo, gastos prioritários como saúde e alimentação ficam para trás, o salário mensal acaba e gera-se o famoso “aperto financeiro”, levando muitos a pegar até empréstimos.
Nota-se que a mídia estimula a ostentação e leva ao consumismo exacerbado que prejudica a população, pois o gasto desnecessário é estimulado. Diante disto, se faz importante dosar os gastos e somente realiza-los quando necessários. Por exemplo, no caso de possuir um carro deve-se notar que a necessidade é a locomoção com o mesmo e não o ano que o mesmo foi fabricado ou o modelo deste. Dessa forma será possível equilibrar os gastos financeiros e viver uma vida com mais qualidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018