Título da Redação: A ostentação e o consumismo.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


O Funk. é um estilo musical que começou nas periferias das grandes cidades brasileiras, suas letras, falavam principalmente das dificuldades enfrentadas por essa parcela mais pobre da população. Porém, atualmente suas músicas ganharam um novo repertório, que ficou conhecido como Funk Ostentação, onde cantores sempre incentivam o uso de roupas de grifes, celulares modernos e carros de luxo. Dessa maneira, fica visível que esse estilo musical é um reflexo de uma sociedade extremamente consumista e que compra por mera aparência.
Uma prova disso, é o aumento da classe média brasileira, que graças a programas sociais, teve seu poder de compra aumentado. Com isso, essas novas famílias com sua renda um pouco maior passaram a consumir o supérfluo, como uma prova de mostrar sua nova ascensão social.
Por consequência, essa nova classe média também é a parcela mais endividada. Na maior parte dos casos, o incentivo ao consumo veio através da compra utilizando-se, do crédito, em que juros e as prestações, que pareciam pequenos, ao final do mês revelam-se muito maiores que o orçamento familiar.
Portanto, fica claro que a população não estava devidamente conscientizada. Pois, com o aumento de suas rendas, era de suma importância o investimento na qualificação como, cursos técnicos, escolas de idiomas ou até mesmo em seu próprio negocio, já que, a educação e a qualificação são a melhor forma de realmente ascenderem socialmente. Por isso, programas governamentais de orientação econômica devem ser criados, para que as famílias saibam fazer os investimentos nos bens duráveis como uma casa, além de, saberem planejar seu orçamento familiar, fazendo com que a ostentação permaneça somente nas músicas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018