Título da Redação: A ostentação por trás do consumismo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Jessica Soares


Cada vez mais, no Brasil, a facilidade de comprar é exorbitante, principalmente para as pessoas que não têm tanto dinheiro. Cartões de crédito, carnês, fazem com que o consumidor sinta-se atraído de alguma forma. O fato é que por trás do consumo e ostentação, está a busca de status social e econômico.
A propaganda por exemplo, costuma omitir informações a respeito de produtos para que a venda seja realizada com mais facilidade. É comum chamar a atenção do consumidor pela venda com parcelas pequenas porém, com juros, sem o consumidor ter esse conhecimento. Muitas vezes até, pagando o dobro do que realmente vale o produto.
Outro fato é que a sociedade impõe uma "moda". Digamos que um indivíduo não seja bem aceito socialmente por não usar uma roupa de tal marca ou por não ter o celular top de linha. Isto é, a sociedade faz com que isso seja válido. Hoje em dia, se uma pessoa tem um celular da Apple, é considerado rico.
Por outro lado, pessoas com rendas baixas também ostentam. Hoje as pessoas se preocupam não só em ostentar para o prazer físico, mas principalmente para o prestígio social, para ser bem aceito pela sociedade. As pessoas julgam pelos seus bens. Possuir um carro do ano é considerado riqueza, nem que por trás disso, tenha muitas parcelas por um longo tempo.
Portanto, é de extrema importância ter cuidado com o consumismo e a ostentação exagerada. É preciso ter cuidado para não cair em ciladas de propagandas, evitando gerar dívidas. Isso também serve para cartões de crédito, que só devem ser usados em caso de urgência. E o mais importante de tudo, não se preocupar com a sociedade, pois se importar com isso, é contribuir a favor dela.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018