Título da Redação: As faces sociais

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Breno Clarks


Áreas "vips", setores privilegiados, consumo extremo e ostentação, são regalias exigidas por certos grupos dentro da sociedade brasileira. Isso vem causando a separação bem definida entre esse grupo de pessoas e a massa geral da população. Com a segregação de classes sociais, deixa evidente a idealização de uma superioridade entre os cidadãos, perdendo o convivio e o contato entre as pessoas.
Muitos dos mais privilegiados tendem a expor e desejarem exclusividade, ostentação e poder. Com toda essa exposição, mostram que estão superior a outras pessoas que não tem ou não podem chegar a esse nível aquisitivo. Assim, demonstram uma idealização de status na sociedade, onde os subjugados inferiores tendem a copiar suas características. Como é o caso de grandes celebridades e atletas, como Lady Gaga e Cristiano Ronaldo. Que por causa de sua influência, vivem rodeados de marcas e empresas graduadas afim de trazerem mais clientes e fãs para as mesmas.
Com esse distanciamento entre as pessoas, um dos principais aspectos do ser humano é abalado. A comunicação e as suas relações. A necessidade disso fica muito clara quando lutam por uma causa em prol de todos. Por exemplo, na década de oitenta, nos deparamos com várias classes de pessoas num só cortejo protestando contra o governo militar e pedindo Diretas Já. Esse fato histórico mostra como a união de um povo pode mudar seu futuro.
Então podemos ver que a "camarotização" é um assunto que já está muito presente, e delimitante entre o consumo necessário e o extremo. Pode-se ver que ainda faltam políticas governamentais para que as classes mais baixas tenham mais opções de lazer, consumo e bem-estar, de acordo que consigam ter acesso e usufruir. Deve haver uma reforma ainda mais abrangente. Mas sem exagero, porque a real felicidade está em que se vive e não no que se consome.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018