Título da Redação: Busca incessante do ter para ser

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Amanda Oliveira


Comprar, comprar e comprar. Essa é a ideologia de grande parte da sociedade brasileira atual, principalmente dos jovens. Muitos deles almejam objetos caros, justamente para ganhar a aparência de riqueza e poder, a tão famosa ostentação.
Porém, inúmeros jovens, muitas vezes, não têm nem o que comer ou moram em lugares onde a precariedade é visivelmente perceptível. De fato, é notório que, o ter é ser e não importa o que isso custe.
A verdade é que ser rico ganhou estereótipo de usar marcas caras e famosas. Entretanto, as aparências enganam, por isso não é necessário ser rico para parecer rico. Andar na moda já é o suficiente para ser tachado como bem de vida, por exemplo.
A almejada busca por riqueza e poder não é atual, é possível notá-la desde a idade antiga, contudo, é a partir da guerra fria, com o capitalismo, que ganhou força. O consumismo está inserido na sociedade e já é visto como algo normal, o que é preocupante.
Além disso, como já foi dito, a busca pelo ter é incessante. E isso é extremamente notório quando se veem adolescentes roubando, pois o que eles roubam é exatamente o que sonham ter para andar no estereótipo imposto pela sociedade.
Portanto, é necessário que a mídia, enquanto porta voz de opiniões, crie campanhas contra desigualdade social e o consumismo. É preciso também que o governo crie formas de incentivo para que os jovens tenham mais responsabilidade com o consumo exagerado.



Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018