Título da Redação: Comprar: Muitos fazem,poucos podem.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por bia lima


O consumismo hoje em dia é algo bastante presente no cotidiano da população brasileira, onde as pessoas compram sem pensar no amanhã, o que importa é comprar roupas de marca,mesmo tendo um salário mínimo para se sustentar, mesmo que isso indique que vai passar fome no final do mês, mas, se conseguir provar para a sociedade que é rico está tudo bem. Até onde essa fixação por ser algo que não é vai durar?
O capitalismo é algo que influencia a maioria dos países, em que os mais poderosos são os que possuem mais capital, porém, no século XVl para ser rico basta usar a moda a seu favor, se você tiver uma roupa cara você vai estar provando que é ''rico''. Pessoas que possuem baixa renda querem gastar dinheiro com o que não podem comprar e mesmo assim compram para se igualar ao resto da sociedade, todavia, não são apenas as pessoas da classe C que se exibem, os ricos também gostam de ostentar, provar para a sociedade que podem, com suas bolsas de marca, seus carros, joias e etc.
Atualmente,infelizmente é comum ter valor o que tem e não pelo o que é, as pessoas gastam descontroladamente, o consumismo alienado de só pensar em comprar,promoção... É um circulo bastante vicioso que ninguém tem o luxo de largar. Comprar até o que não precisa ou o que não gosta para provar para a sociedade que você está dentro do padrão,para se encaixar em determinado grupo. A mídia também influencia na hora de consumir, transmitindo comerciais principalmente em horário de pico, para o consumidor comprar. Ou seja, se você, não consumir não esta enquadrado na sociedade, ou não é rico. Pessoas que ligam mais para o status econômico que transmite para as pessoas, do que o status social ,pessoas que querem que ocorra mobilização social através das compras, é algo totalmente impossível de acontecer.
Para evitar esse problema o adequado seria controlar a si mesmo,comprar só o necessário de acordo com sua renda, não abusar do consumismo, se preocupar com o que é e não com o que tem, e quando for comprar se perguntar será que isso é necessário? Com esse tipo de pergunta é que a sociedade se toca e deixa de ser alienada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018