Título da Redação: Consumir para ostentar

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por gracineide de souza padua padua


Desde o início do capitalismo no século XVI, o ser humano passou a realizar atos cada vez mais consumistas. No século XXI, a ação de ostentar passou a ser algo corriqueiro, classificando o que é e o que não é moda. Nessa perspectiva, é importante observar quais os fatores que levam a esta transformação e que alterações isso causa nas mais diversas relações sociais.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que o consumismo é " a principal força propulsora e operativa da sociedade". De fato, essa prática de consumo deliberado tem proporcionado avanços econômicos. A população sentiu a necessidade de consumir para ostentar, isso porque a cultura de ostentação se tornou um fato social. No Brasil, por exemplo, cordões de ouro e carros importados são as formas mais visíveis de ostentar, acompanhada do funk ostentação, criado desde 2008.
O consumismo exagerado causou uma maior desigualdade social. O ter para exibir se tornou comum, principalmente na população de classe média, que acaba comprando produtos caros para vencer na competição da ostentação. Tal disputa, gera conflitos sociais que proporcionam o aumento gradativo da violência. Desde 2009, no Brasil, o número de roubos de cordões de ouro e produtos de grande valor econômico cresceu, disseminando o medo pelo país.
Dessa forma, fica claro que o consumismo tem proporcionado modificações na esfera social. É necessário a propagação do controle de consumo, realizadas em ambientes educacionais. Assim, a desigualdade social e a disputa pela ostentação apresentará grande diminuição, quebrando a política do ter para ser.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018