Título da Redação: Consumo Exacerbado

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por marilene bastos


Com a difusão da Revolução Industrial no seculo XVlll, as relações comerciais se intensificaram,pois as pessoas passaram a consumir mais à medida que novos produtos surgiram. Como consequência desse consumo desenfreado,enfrentamos, nos dias de hoje, um dos principais problemas de nossa atual sociedade,o consumismo.
Segundo o psicanalista e doutor em psicologia clinica Contardo Calligaris, a cultura do consumo excessivo vem modificando não apenas o estilo de vida dos cidadãos, mas também seus princípios e valores morais,ou seja, vivemos em uma sociedade moderna e efêmera que valoriza aquilo que temos e não oque somos. Um exemplo claro esta no filme "Delírios de Consumo", em que a personagem principal (Rebeca Bloowood), é uma garota que adora fazer compras e seu vicio de consumo a leva à falência.
Com a chagada da industrialização no Brasil em 1930, auxiliada pelo advento econômico a partir do ano 2000, o consumidor brasileiro passou a dispor de diversas opções de crédito fácil, fato que elevou o consumo a níveis exponenciais.
Podemos constatar em nossa atual sociedade que o convite ao consumo esta presente em quase todas nossas atividades diárias, desde as propagandas em outdoors aos comerciais dos programas televisivos. Desta forma, podemos perceber que estamos o tempo todo sendo influenciados diretamente ou indiretamente ao consumo exagerado.
Em suma, podemos dizer que o consumismo é uma triste realidade de nossa atual sociedade,sendo assim, precisamos rever nosso conceito de consumo e escolher sempre entre o necessário e o supérfluo , pois só assim iremos criar consumidores conscientes baseado nos valores morais e não superficiais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018