Título da Redação: Consumo ou Consumismo?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Na sociedade atual, se tornou inevitável não fazer parte dela sem ligar-se ao consumismo. Existem numerosas divergências em seu efeito nas pessoas, mas é necessário primeiramente deixar alguns conceitos claros.
Deve-se diferir consumo de consumismo, e mais ainda de consumismo exacerbado. Uma pessoa não pode sobreviver, tampouco não pode viver sem aderir ao consumismo. Comprar algo que não seja de real necessidade em algum momento, independente do intuito, não apresenta ameaça, muito pelo contrário. Há uma oferta infinita de produtos para toda e qualquer utilidade atualmente, pronta para ser usufruída. O problema aparece de fato quando esse ato se torna cada vez mais frequente, sem nem ao menos ter uma explicação. Descontrole seria a palavra que melhor define a situação.
Dentro desse processo de ver, desejar, comprar e voltar ao início, forma-se um círculo vicioso. Se não houver uma conscientização significativa, apelando pelos meios de comunicação como são feitos os comerciais, não haverá mudança no descontrole que se formou.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018