Título da Redação: Ditadura do ter

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Teca Teca


Nos dias atuais todo mundo quer mostrar o que tem, que pode mais que o outro. A ostentação dos bens matérias não é algo novo, mostrar que é o melhor, exibindo suas "riquezas" é algo que vem de séculos, e se confunde com valores morais, pois para alguns o valor esta apenas em status.
Com o avanço continuo da globalização, novidades vão surgindo a todo momento, e, as pessoas ficam "loucas" para ter o novo. Na maioria das vezes nem chegam a precisar dessa novidade, mas desejam ter-las apenas para não "ficar por baixo" ou então foram induzidas a comprar por propagandas faz a ilusão de que se precisa daquilo .
O consumismo exagerado pode levar uma pessoa à alguns problemas, e não se trata apenas no acumulo de dividas, se trata de desenvolver compulsão por compra, ou seja, a vontade incontrolável de querer consumir toda vez que sai de casa, ou então, comprar sempre um tipo de coisa como uma "coleção", mas que na verdade é uma maneira de fugir o estresse diário por meio do consumismo.
"você precisa do quê?", esta é a pergunta certa a se fazer antes de comprar qualquer coisa. A sociedade é escrava do consumismo, é raro encontrar alguém livre da influencia da mídia, ou então quem nunca sentiu necessidade de mostrar que pode e o outro não.
"A ditadura do ter" não é algo fácil de controlar. como controlar o avanço?
O consumismo é uma parte essencial para o avanço da sociedade, sem ele não haveria necessidade de melhorar ou criar coisas novas. Porem ele de maneira exagerada é danoso, não só para uma única pessoa, mas pra toda uma sociedade.
As prefeituras poderiam cuidar do seu povo, colocando uma feira de economia, que seria em parceria com as universidades com os alunos de gestão financeira, onde eles explicariam a melhor forma de gastar seu dinheiro de maneira certa, poderia haver também palestras com psicólogos e alunos de psicologia, explicando o que é o consumismo compulsório. E para continuar no ritmo consciente, seria necessário que houvesse junto aos concelhos comunitários reuniões mensais de administração de finanças e também um grupo de apoio as pessoas declaradas consumistas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018