Título da Redação: Efeito Nefasto

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Glauceste Satúrnio


Assim como no mito da caverna de Platão, a sociedade contemporânea vive constantemente numa ilusão. Dessa forma, mediada pelo princípio capitalista de consumo, a obtenção de posses passou a ser mais valorizada do que a índole do indivíduo, por conseguinte , criando distorções absurdas de valores éticos e, sobretudo , expandindo o individualismo. Além disso, a ostentação de bens materiais de maneira excessiva, constitui a causa do desencadeamento de patologias psicológicas.
Sendo Assim, na sociedade capitalista o consumo passou a ser algo obrigatório no inconsciente das pessoas, não mais sendo regido pela real necessidade, mas sim, pelo simples prazer de consumir. Com isso, o corpo social passou a valorizar mais a aquisição de bens em contraponto à essência do cidadão, consequentemente, gerando segregações e desigualdades entre as pessoas, além de proporcionar um maior individualismo social, o qual, segundo o sociólogo Émile Durkheim, ocasiona uma menor coesão coletiva, acarretando em um meio desarmônico.

Somando-se a isso, essa compulsividade em se expor, de consumir e de exaltar os bens materiais, constituem fatores de saúde pública. Segundo a psicanálise, essas características supracitadas consistem em sintomas referentes a síndrome de Narciso a qual, por mais que o indivíduo tente ''criar um mundo'' em que se sinta especial, mesmo assim, não conseguirá se livrar dos sentimentos de inferioridade e de uma consequente e possível depressão.

Fica evidente, portanto, que o princípio capitalista de consumo desencadeou uma sociedade ostentadora, na qual tornam-se perceptíveis as séries de transtornos causadores de efeitos nefastos em uma grande parte da população. A fim de atenuar o problema, é necessário que haja, nas escolas de ensino fundamental, o ensinamento para as crianças da conscientização sobre o consumo, com o intuito de que, na vida adulta, esses jovens tenham o discernimento adequado em relação ao fútil e ao necessário. Em complemento, as escolas precisam instruir as famílias para que haja uma transmissão de conhecimentos dos pais pra com seus filhos sobre normas éticas e morais,a fim de dirimir as desigualdades e o individualismo na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018