Título da Redação: Felicidade Superficial

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andre Diniz


Nas últimas décadas, por culpa da Revolução Industrial, o valor dos bens materiais ultrapassou os valores éticos. Contudo, essa mudança na noção de valores desenvolveu um sentimento de necessidade de consumo, o que ocasionou dependência. Além disso, isso proporcionou uma elevação nas ondas de crime, como meio de suprir tal necessidade.
Com a ascensão do capitalismo, de acordo com o sociólogo Erich From , o homem passa a necessitar dos bens materiais para adquirir sua felicidade. Isso ocorre porque a enfase em relação ao poder do dinheiro passou a ser intensificada agressivamente. A mídia, por meio das propagandas e filmes, se tornou a principal forma de intensificar tal poder, apresentando como este pode comprar status e felicidade a partir do consumo. Isso resulta em uma dependência, qual o indivíduo sente necessidade de consumir para ser feliz.
Ademais, a partir dessa dependência o homem passa a esquecer seus valores éticos e religiosos em prol da acumulação do dinheiro. Como exemplo disso, tem-se a corrupção na política. Alguns governantes acabam "esquecendo" que estão no poder para melhorar o desenvolvimento do país e fazem o oposto. Outro exemplo disso, é causada pela influência do funk ostentação que enfatiza o consumo, proporcionando ao jovem, sem possibilidades para consumir, procurar o crime como maneira mais rápida de conseguir dinheiro e poder ostentar. Portanto, o fanatismo pelo consumo influência a sociedade de forma negativa, podendo elevar o número de criminosos.
Dessa maneira, o fanatismo pelo consumo pode tornar as pessoas dependentes e assim, causar elevação do número de criminosos. É necessário que os valores religiosos e éticos sejam resgatados, principalmente por meio da mídia, com musicas e filmes voltados a moralidade. Além do investimento em aulas nas instituições educacionais, como ética e cidadania, que proporcionem uma noção de felicidade por meio dos relacionamentos e ideais, e não uma felicidade superficial por meio da imagem. De acordo com esses fatos, diminuiria-se a quantidade de crimes, e aumentaria-se a qualidade de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018