Título da Redação: FUNK ALIENAÇÃO

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Nilson de Almeida


O movimento ostentação vem se tornando uma força cada vez mais presente na sociedade brasileira. As letras dos funks mostram a ideia de que o parecer é mais importante que o ser , trazendo uma distorção da realidade . Tal fenômeno pode trazer consequências sociais e por isso sua temática deve ser objeto para reflexão.
Intrínseca ao consumismo , a ostentação poder ser atrelada ao modo de produção operante. Em sua essência, este fenômeno supervaloriza a imagem daquilo que se almeja ser . Mostrando assim , características do fetichismo de mercadoria , apresentado por Karl Marx, em que , a mercadoria tem um valor simbólico e desta maneira é digna de culto .
O processo do fetichismo da mercadoria traz consigo a alienação , e assim serve para amenizar a disputa entre classes. Tal processo se evidência nas letras do funk ostentação em que muitas vezes a conquista de mulheres esta ligada a demonstração de riqueza e não a própria riqueza .
Tal movimento não seria perigoso não fosse o grande contraste entre o ter e o parecer, ou a riqueza que é muitas vezes propagada como algo fácil a se conquistar . Logo para conseguir assemelha-se a realidade propagada pelos funkeiros da ostentação prioridades são deixadas de lado para sustentar uma imagem que favorece o consumo.
Também, não pode ser deixado de lado a linha tênue entre a conquista rápida e o golpe . Ou seja para se conquistar esta imagem muitas vezes o crime, o golpe ou trafico são opções . Podem ser encontrados facilmente a ligação entre o crime e a ostentação nas letras musicais deste gênero.
Desta forma pode se concluir que o movimento ostentação nada mais é uma imagem na caverna de Platão e sua consequência mais perigosa é a busca do prazer rápido através da verdade ditada pelas sensações . Assim sendo para que uma cultura alienante como esta não seja facilmente absorvida faz-se necessário uma educação capaz de mostrar o caminho de fora da caverna , o da verdade , assim como a estruturação de uma sociedade mais igualitária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018