Título da Redação: Ilusões, egoísmo e imaturidade

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Daniela Ramos


A sociedade brasileira sempre foi muito egoísta, não consegue pensar coletivamente, numa melhora para todos. Ao invés disso, pensam apenas no enriquecimento, que enfraquece a possibilidade de melhorias para a população. Geralmente, o caminho seguido por ela é o mais egocêntrico possível, fazendo da ostentação e do consumismo seus alvos de desejo, na ilusão de que isso lhe trará algum brilho social.
Essas características míopes e imaturas se devem a educação deficiente oferecida no Brasil, que não promove conhecimento financeiro, estímulo ao senso crítico ou debate de ideias. Essa situação, acrescida com o constante contato com uma mídia estúpida, que pouco acrescenta no desenvolvimento intelectual, mas impulsiona o consumismo, levando as pessoas ao fácil deslumbramento com marcas de luxo, enriquecendo ainda mais esse mercado, enquanto a maioria dos compradores se endividam ou fazem mau uso de seu dinheiro com tais futilidades.
Assim, é visível que a ostentação só deixará de ser moda quando a sociedade alcançar um maior nível de maturidade, através do acesso a uma educação mais refinada e instigadora, que aumente o senso crítico dos indivíduos, fazendo com que eles reflitam quanto a irracionalidade do consumismo e da ostentação.
Da mesma forma que a mídia brasileira precisa reformulada, para que ela tenha um papel mais construtivo, não esse de ludibriar que ela atualmente possui. Se tais mudanças ocorrerem, o povo brasileiro avançaria culturalmente, alcançando novos patamares de desenvolvimento, com uma sociedade mais madura e voltada à comunidade, não somente ao "eu", o "meu".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018