Título da Redação: João ninguém no país das ''maravilhas''

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Diego Lopes Azevedo


Atualmente, cresce cada vez mais a preocupação mundial com os efeitos do consumismo. No Brasil, esse fenômeno se propaga pela vertente conhecida como ''ostentação'' que ocorre principalmente nas classes econômicas mais baixas. Contudo, torna-se indispensável, a discussão e medidas politicas acerca do tema.
É cada vez mais constante nas mídias em geral, a indução e valorização do consumo de caros artigos eletrônicos,
automobilísticos e principalmente de moda, com a finalidade maniqueísta de atrair massas com baixa renda em prol dos lucros publicitários e aumento de capital das empresas envolvidas, sem se preocupar com os danos socio-econômicos causados a uma população onde segundo dados do MEC (Ministério da educação), a menor parte da população tem acesso a educação de qualidade.
A inserção dessas classes no mercado deve-se muito a medidas adotadas principalmente no governo Lula, onde houve a famosa ascensão da ''classe C'' que aumentou o poder de compra das massas, porém, sem melhoria em recursos básicos e educacionais, o plano tornou-se um ''tiro no pé'' pois o endividamento aumentou, na proporção das compras de grifes e produtos fúteis.
Hoje em dia, o maior marketing do fenômeno está no ''funk ostentação'' com letras que incitam o público das periferias a seguir um ilusório estilo de vida onde o valor do ser humano é medido pela marca que ele ostenta, o que aumenta os roubos cometidos pelos menores de idade, assim como das comunidades em geral, mediante o endividamento e ruim condição financeira familiar.
Analisando as evidências, se faz necessário, maior fluxo de conscientização consumistas educacionais por meios midiáticos e uma proposta de ''economista móvel'', passando orientações nas regiões mais criminalizadas e de menor educação, também, é preciso uma desmotivação cultural a ideologia ostentadora audiovisual.
Linhas no caderno:
Introdução: 5
Desenvolvimento 1: 8
Desenvolvimento 2: 6
Desenvolvimento 3: 6
Conclusão: 5

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018