Título da Redação: Mundo Paralelo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Ahr Nould CHuá zé né Gué


Mal sabiam os jovens que assistiram ao filme Matrix que tal conteúdo relatado fosse se encaixar com o estilo de vida da juventude brasileira atual. O filme, cujos personagens vivem em um mundo, até então, totalmente destituído de uma verossimilhança externa, passa a fazer sentido no momento em que os jovens querem aparentar ter e fazer o que não são, vivendo assim, em um mundo paralelo. É preciso, então, equilibrar as falsas sensações que o consumismo e a ostentação trazem com a realidade.
Esta postura de consumo que torna-se exarcebada são devidos à aspectos sociais e psicológicos. Em um mundo onde cada vez mais o "ter" ganha da condição "ser", é necessário que, para esses jovens de classe social geralmente menos abastadas comprem roupas de marcas consagradas ou pelo menos cópias fiéis das mesmas para se destacarem e também se adequarem em um determinado grupo de amigos, sob pena de exclusão caso não apresentem tais requisitos.
Ainda assim, é importante corroborar a influência que a mídia e os meios de comunicação em geral têm em relação aos adolescentes. A juventude sempre se inspirou em herois para construir seu padrão comportamental. Porém, a mídia hoje através de telenovelas, onde personangens usam meios pouco éticos para conseguirem seus objetivos, bem como a explosão de MC's, pregam a necessidade do ter a qualquer custo os valores difundidos, deturpando assim a realidade e criando uma felicidade momentânea em adolescentes pouco conscientes.
Portanto, é preciso que a sociedade como um todo ajude a construir valores reais a serem seguidos. Aos familiares, por exemplo, cabe criar um maior senso crítico nos menores ao mostrar as consequências de um consumo desenfreado bem como a noção de que os valores morais são de maior importância que os materiais, onde cada pessoa dever ser valorizada de acordo com seus princípios morais e não bens materiais. Só assim os jovens de hoje poderão superar o mundo paralelo criado em filmes como Matrix.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018