Título da Redação: O consumismo em demasia e a ostentação em alta.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andreyva Lindalva


O consumismo é caracterizado como uma crescente propensão ao consumo de bens, em decorrência disso tem-se a ostentação, que dentre um de seus significados, é o ato de exibir com vaidade suas posses.
Sabe-se que o ato de consumir em demasia é constantemente associado aos meios de comunicação em massa, por esses ditaram o que pode ou não ser comprado e o que está em alta no mercado. Porém, nem sempre esses produtos ditados como essenciais são necessários para aqueles que compram, o que leva a uma série de consequências já que, de acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Americana de Ecologia, as pessoas consomem 30% a mais do que a Terra pode suportar.
Em um sentido mais usual, ostentação é a exibição, muitas vezes desnecessária, de bens, riquezas e luxo. Esse significado é frequentemente usado na composição de letras musicais de funk, na qual os cantores esbanjam seu dinheiro. Porém, essa não é sua única utilização, pois ainda é presente casos reais de pessoas que sentem prazer ao mostrarem o que possuem na vida em sociedade.
Em uma relação entre esses dois substantivos nota-se que, muitas pessoas ao serem adeptas do consumismo tendem às praticas da ostentação já que, ao comprarem tudo aquilo que querem, inclinam-se a mostrar aos outros seu contentamento.
Em resumo, as aplicações do consumismo e ostentação se mostram em alta na sociedade, porém que devem ser contidas. Para isso, caberia as pessoas se conscientizarem dos malefícios do consumo em demasia e quanto ao governo criar políticas públicas de incentivo ao gasto racional.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018