Título da Redação: O consumo , o consumismo e a ostentação.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Sávio Branco


No Brasil, a ostentação está na moda.Na verdade, em toda cultura, sempre esteve presente.Os adornos e artesanados egípicios , persas ,entre outros povos, nos mostram quão antigo é este comportamento. Ostentar é consumir. Isto trás benefícios a toda sociedade mas pode também prejucar o indivíduo que o faz.
Todo ser humano manifesta algum grau de ostentação. Se nos arrumamos ou compramos carros bonitos estamos , no fundo, nos mostrando para os demais, em busca de aprovação.É um comportamento tão natural que mesmo os animais o faz , como o pavão que abre suas penas para os da espécie.Carl Jung em "O homem e seus símbolos" observou isto melhor que qualquer um.
Além de natural o comportamento ostentador é até mesmo benéfico. Adam Smith trata em " A riqueza das nações" que mesmo os gastos luxuosos geram empregos,renda e consquentementea qualidade de vida. Afinal uma ferrari ou um cordão de diamantes não se produzem por si mesmos.
Todos saem ganhando com o consumo, porém cada um deve atentar aos seus limites. Quando o consumo se torna consumismo , o indivíduo pode se ver em meio a muitos problemas. Se isso se torna um estilo de vida, fica fácil cair na armadilha de comprar além da capacidade. Tudo se torna menos importante do que adquirir um novo objeto e então começam a surgir as dívidas e outros problemas. É preciso ter muita cautela.
Portanto, adquirir produtos ou serviços não um ato abominável.O importante é ter equilibrio e não viver somente em função da ostentanção. Parafraseando Aristóteles, deve-se sempre buscar a justa medida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018