Título da Redação: O "fenômeno" ostentação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Notado principalmente nas músicas do gênero do funk brasileiro, no rap de vários países, e também em alguns sertanejos, o termo "ostentação" é ouvido muitas vezes no cotidiano do brasileiro, tanto nas rádios, quanto nas boates e baladas das noites brasileiras. Porém será que nós estamos sendo influenciados de certa forma a consumir, "esbanjar", e exagerar nos gastos ? E até qual ponto isso pode influenciar para uma má índole ?
No princípio do surgimento da "moda" ostentação, muitos apoiavam, acreditando que essa tendência fosse uma forma de incentivo as pessoas que não tem condições de viver em tal luxo, buscassem um método legal de reverter essa situação. Entretanto, outra grande maioria viu essa "epidemia" como mais um fator da desigualdade social, no qual a menor parcela da população possui poder aquisitivo para poder "esbanjar".
No Brasil, o principal fator da violência é a desigualdade social, e será coincidência a maior parte da população que aderiu a essa moda, ser também os jovens ? O número de homicídios nos últimos anos aumentou 130%, sendo as principais vítimas jovens de 15 a 24 anos, segundo dados do IBGE.
As músicas que tem como base a ostentação, são mais comuns nas comunidades, mas também está presente nas áreas ricas das cidades, será que isto não cria uma forma de competição entre as camadas sociais ? Pois antes desse termo estar tão presente no nosso cotidiano, traficantes se escondiam o máximo possível, hoje eles querem mostrar o que compram com o dinheiro ilegal, para poder ostentar.
Portanto, podemos concluir que em um país onde a desigualdade é tão evidente, não se pode estimular uma "competição", que possa incentivar sim o trabalho e o esforço para conquistar poder aquisitivo, mas que gera muito mais violência por simplesmente um querer ter sempre mais que o outro, ou pelo menos mostrar ter.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018