Título da Redação: O hábito que está na moda

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O modo de vida de grande parte da população foi tomado por hábitos consumistas e de caráter exibicionista. Ostentar é a nova moda e a internet potencializou a busca pelo 'novo' de maneira grandiosa tornando o materialismo uma característica marcante do homem no século XXI.
A mídia tem grande influência e abriu portões lucrativos para uma industria que lucra com a eterna insatisfação do ser humano. Afinal, é mesmo necessário portar o celular mais caro do mercado ou a roupa mais luxuosa? Vivemos na "sociedade do espetáculo" e tudo precisa ser esbanjado para ganharmos superioridade aos olhos.
Porém, a realidade de uns pode não ser a de outros, já que a ostentação do mais caro não deve ser vista nas classes sociais mais pobres. O capitalismo em conjunto da mídia proporciona o desejo, mas não a capacidade de possuir e nisso é possível enxergar as realidades díspares de nossa sociedade.
O problema é sintomático e pode ser retardado com projetos que visem a regulamentação do limite de comerciais e propagandas de estímulo ao consumo em veículos de informação como rádio, televisão e internet. Assim, industrias teriam sua vez, mas a sociedade caminharia para um futuro menos alienado em bens materiais desnecessários ou, muitas vezes, inacessíveis.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018