Título da Redação: O mundo em uma etiqueta.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Anne Rafaele


"Estou, estou na moda. [...]", palavras de Carlos Drumommond em seu poema "EU, etiqueta" revela a verdadeira realidade do mundo hodierno. Alguns anos atrás, como na vida desse autor, já se fazia presente a pratica do capitalismo na sociedade e , consequentemente, o consumo exacerbado viraria sinônimo de ostentação.
A cultura brasileira se constrói através de uma linha cronológicas de poder e bem estar. Com o capitalismo, as possibilidades de compra por pessoas,no país, cresceu em PA (progressão aritmética), pois o crédito em cartões , boletos ou cheques especiais tornou acessível para a população a compra de qualquer produto no mercado.
Adam Smith defendia que essa liberdade econômica deveria ser aceita para a atual civilização no intuito de crescimento da economia no mercado brasileiro. Todavia, é através dos costumes do cidadão que se modifica a cultura. Diante das mudanças consumista , pode-se afirmar que os brasileiros estão muito mais compulsivos ao prazer de comprar do que da necessidade de obter certos produtos.
Revela a musica , "O papa é pop", da banda Engenheiros do Havair, que "todo mundo está comprando os mais vendidos". Isso relata a padronização de uma moda em que todos estão trabalhando arduamente para estarem dentro do padrão. Além disso, a banda complementa o uso "etiqueta" de Carlos Drummont.
Mudar esse cenário seria desnecessário para a atual cultura de mercado vivido pela sociedade contemporânea. O que se deve fazer para amenizar esse quadro de consumo ostentador é diminuir de forma constante o credito oferecido á população, fazendo com que elas voltem a ter uma reeducação de compra. Além disso, é de suma importância a participação do governo na elaboração de projetos que promova a sensibilidade da população contra o consumismo exagerado, criando programas educativos nas tvs e escolas. Dessa forma, o mundo deixará de ser uma etiqueta e passará a ser mais humano.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018