Título da Redação: O poder da ostentação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Roberta Jeane


Sinal de poder, atualmente, está ligado diretamente com o consumismo. Prova disso são as pessoas que utilizam produtos de marca só para mostrar o alto prestígio social que adquirem com o uso destes.
A intenção da fabricação de uma mercadoria é a forma como este será usado, mas com o passar dos anos um simples objeto ganha novos valores sociais. Exemplo disso, um relógio que tem a função de indicar as horas acaba obtendo significado de status. Além disso, ocorre a alienação quando o indivíduo se submete a seguir padrões impostos pela sociedade sem questiona-los, tendo assim a perda de identidade própria.
Alguns fatores influenciam a consolidação da ostentação. A princípio o apoio social, como por exemplo, formas aceitação e justificativas de poder. Posteriormente as maneiras de persuasão utilizada nas propagandas com pessoas famosas, principalmente as que estão em destaque no momento.
Em suma, é importante que se tenha separação entre o consumidor e a prática do consumismo voltada à ostentação. A priori, é preciso a valorização da personalidade pessoal, para que assim a vida das pessoas não se torne monótonas. A posteriori, é preciso, também, que o governo monitore as campanhas de publicidade as quais possam transformar as pessoas em sujeitos alienados. É preciso, ainda, que a mídia promova através de seus meios às verdadeiras funções dos produtos. É preciso, por fim, que as escolas e universidades realizem palestras e eventos sobre economia para seus aprendizes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018