Título da Redação: Ostentação ao consumir, realidade ou fantasia.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Rayssa Frota


Ostentação ao consumir, realidade ou fantasia.
É cada vez maior, no Brasil, o número de jovens que aderem ao consumismo e a ostentação, principalmente, por acreditarem que precisariam de determinados objetos para se sentirem bem e aceitos na sociedade. No entanto, isso não ocorre somente com os jovens mais abastados, já que os das periferias também tem esse mesmo pensamento.
Isso acontece, principalmente, porque a mídia em geral prega que para ser feliz e aceito, é necessário ser rico ou aparentar ser um, por meio, por exemplo, de objetos de luxo. Isso é mostrado em novelas, programas de televisão e até musicas, com o intuito de induzir que o “ter” é mais importante que o “ser” e isso faz com que a população se preocupe mais com o que aparenta ser do que aquilo que realmente é.
Sendo assim, é gerado um sentimento de que a felicidade estaria diretamente ligada ao consumo, o que pode ser até verdade, mas é algo momentâneo que pode acarretar um vício e uma série de problemas n a pessoa viciada, como o consumismo desenfreado e a inadimplência, porque se compra de forma demasiada mesmo que não haja como pagar.
Desse modo, para que haja uma diminuição do consumismo e da ostentação, é necessário que em primeiro lugar, as crianças e jovens, sejam atingidos por campanhas que promovam aulas explicativas, incentivando o consumo consciente e as consequências do vício de comprar, a fim de essas crianças e jovens, quando chegarem a fase adulta, estejam preparados para resistir aos chamados da mídia para se consumir de fora desenfreada. Em segundo lugar, os adultos devem ser envolvidos por campanhas que promovam o convencimento de que consumir e ostentar não é bom e que caso comprar se torne um vício é preciso procurar ajuda de um médico, visto que essa atitude não irá torna a pessoa mais feliz, já que é uma medida paliativa que pessoas encontram para esconder-se de seus problemas. Em terceiro lugar, o governo tem que construir centros que reabilitem o viciado em compras, porque assim, como o álcool e as drogas, o consumismo destrói pessoas e famílias.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018