Título da Redação: OSTENTAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA SOCIAL

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Dheylon Damasceno


O termo Ostentação entrou, no ano de 2013, no cenário das palavras mais utilizadas pelos brasileiros. É um estilo de vida que destacou-se, principalmente, entre camadas sociais mais baixas, em especial entre jovens e crianças. É um reflexo da formação da hierarquia social brasileira, em que a hipocrisia social é incentivadora da luta pelo topo da mesma. Baseada no status, proporciona destaque em meios a uma sociedade que busca mostrar seus gostos, através de meios culturais como a música, para garantir bens de consumo, muitas vezes inúteis, mas que garantem seu destaque na sociedade.
A associação do meio artístico e cultural com a Ostentação acaba por tornar jovens e crianças submissos a esses conteúdos, que são de fácil acesso na internet que é indispensável nos dias atuais, fomentando o consumo desenfreado, que em alguns casos direciona ao mundo do crime jovens e crianças, principalmente, das camadas sociais mais baixas, onde o acesso a esses bens de consumo é mais difícil, promovendo a segregação social entre ricos e pobres, e a marginalização destas culturas musicais, que não é um aspecto positivo para o país.
É incomum, mas é certo dizer que a Ostentação deriva do sistema capitalista norte americano, pois prega o consumismo e busca por status. Tudo isso regado por práticas neoliberalistas, promovendo o endividamento descontrolado das camada sociais mais baixas, que acabam por manter os privilégios das mais elevadas.
Ante ao exposto, o governo brasileiro precisa tornar-se interventor soberano sobre os meios de veiculação de informações, garantindo às crianças e jovens conteúdos importantes para a vida pessoal, e principalmente, acadêmica. Oferecer incentivo aos estudos, através da criação de colégios de aplicação em turno integral, vinculados a universidades de todo o País, com docentes a nível de mestrado ou doutorado, com salários dignos, que forneçam à comunidade boa estrutura e educação de qualidade, principalmente, no nível básico e médio, o Brasil terá um futuro promissor com jovens sendo capacitados cada vez mais cedo para serem protagonistas das suas próprias histórias. Entretanto, é necessário que seja planejada uma administração eficientes, com cargos ocupados por profissionais qualificados e experientes, através de concursos públicos para melhorar cada vez mais a educação e a consciência da sociedade brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018