Título da Redação: “Ostentação fora do normal”

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Mateus Henrique


O consumismo é uma mania em meio a sociedade, permeando e influenciando cada vez mais o estilo de cada um. Antes de mais nada, o ato de consumir está relacionado a ostentação, maneira de exibir o luxo e a riqueza.
O desejo do ter, intensamente relacionado ao conceito de felicidade para os sofistas, está ligado a manipulação capitalista, que cria no consumidor um descontentamento com aquilo que ele tem, de maneira idêntica ao Feudalismo Medieval, em que os castelos eram símbolos de ostentação e demonstração do poder de Senhor Feudal.
Por outro lado, desvinculando da riqueza, as famílias de classe baixa não podem ter acesso ao “sonho de consumo” por não terem dinheiro suficiente para comprarem aquilo que querem para satisfazer do prazer e se adequarem aos novos padrões da sociedade, levando muitos jovens para o crime, consolidando uma relação entre consumismo e violência.
Com o propósito de expandir o consumo exacerbado, meios de comunicações e “outdoors” utilizam diversas estratégias para fazer com que o consumidor compre frequentemente, descontentado com aquilo que ele já tem.
É preocupante dizer que os seres humanos estão cada vez mais envolvidos na cultura do ter para sobreviver, em outras palavras, a ostentação pode ser demonstrada em muitas músicas, retratando o luxo e o dinheiro da melhor maneira para a ascensão social.
Portanto, não se deve pensar que objetos valem mais do que a pessoa, o caráter e a dignidade, pois a vida em sociedade não deve ser centrada na inveja e na ganância, mas sim na relação e comunhão entre os seres.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018