Título da Redação: Ostentação: qual o limite?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Michele Fernandes


Dinheiro. Carros de luxo. Roupas de marca. Esses são apenas alguns dos componentes de um movimento que está se tornando muito comum no Brasil, a ostentação. Junto com esse movimento surge também o consumismo, principalmente de itens de luxo. Porém nem todas as pessoas possuem condições financeiras para aderir esse movimento e muitas vezes na necessidade de entrar para esse grupo social, acabam no mundo do crime.
Atualmente possuir itens de marcas, objetos de valores, tornou-se mais importante do que a própria subsistência, fazendo assim com que as pessoas deixem de investir na sua saúde, na sua educação, até na sua própria alimentação, para poder possuir objetos de valor. E muitas vezes as pessoas sem condições financeiras de conseguir obter esses produtos, acabam roubando e vendendo mercadorias piratas, para conseguirem dinheiro e então obterem peças de grifes famosas. Em outros casos, sem conseguir dinheiro, o indivíduo compra produtos de marcas conceituadas falsificados, assim incentivando cada vez mais o crime e gerando prejuízo para as empresas. Além disso, em alguns casos as pessoas por não conseguirem obter esses itens, acabam criando um sentimento de frustração, principalmente por não conseguirem se encaixar em um determinado grupo social.
Portanto percebe-se que o movimento da ostentação acaba causando um consumismo exagerado e nem todas as pessoas possuem condições para acompanhar tudo isso e assim poderem se encaixar em determinado grupo social. A mídia como um meio de comunicação nacional deve investir em propagandas de conscientização de como a população pode utilizar seu dinheiro e assim evitar um consumismo exacerbado. A família e a escola devem incentivar a criança desde de pequena a saber utilizar o dinheiro, para que assim no futuro ela tenha consciência e controle dos seus gastos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018