Título da Redação: Ostento, logo existo.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por R. da S.


Ostento, logo existo.
No estágio atual do capitalismo, no qual o escoamento de produtos é mais difícil do que sua produção, nada mais eficiente que promover o consumo massivo através de uma agressiva publicidade e facilidade ao crédito bancário. Assim, temos como resultado o esgotamento do planeta e uma sociedade que valoriza o poder de compra.
A programação diária é contraditória: em certo momento, vemos os meios midiáticos denunciando os graves problemas ambientais causados pelo homem em função da industrialização, tais como destruição da camada de ozônio, derretimento das calotas polares, desmatamento florestal, poluição das águas, entre outros; já nos intervalos comerciais, temos a mesma mídia seduzindo o público de todas as classes ao consumo irrefletido e desnecessário. Criou-se uma sociedade em que todos devem, ao menos, mostrar poder de compra para serem aceitos e respeitados. Filmes, músicas e novelas retratam e estimulam este status quo.
Para remediar este problema, é imprescindível o papel da educação de qualidade, pois o senso crítico oriundo dessa permitiria a percepção das relações sociais e seus impactos ambientais. Deste modo, o atual sistema tenderia à derrocada, uma vez que os indivíduos se atentariam às causas e consequências de um capitalismo perverso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018