Título da Redação: Para não se estampar no peito uma falsa riqueza

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Brenda Belo


Recentemente foi vinculada na revista Veja Rio uma matéria na qual entrevistava-se habituais frequentadores de um shopping de luxo carioca e lhes pedia sua opinião a respeito de uma recém inaugurada loja de roupas a preços mais acessíveis, voltada ao público jovem, naquele local . Grande maioria dos que participaram repudiou a novidade alegando uma prejudicial mudança de perfil do ambiente. Tal fato é mais uma das muitas amostras de como o consumismo vinculou-se à segregação social no Brasil.
Inicialmente, pode-se dizer que uma das consequências do processo de globalização foi o aumento das exigências do mercado de trabalho. Se antes, um diploma de ensino superior era o necessário para o alcance de uma carreira promissora, hoje, devido à maior fluidez de conteúdos pelo mundo, necessita-se de muito mais. Graças a isso, a parcela da população que supera esses novos requisitos e alcança algum destaque profissional , encontra, na discriminação dos excluídos desse processo, uma maneira de destaque social.
Em contrapartida, essas camadas excluídas, em busca de maior visibilidade, acabam acreditando que bens materiais semelhantes aos consumidos pelas classes abastadas lhes coloquem em um mesmo patamar. Dessa maneira, a luta para usufruir de produtos de grifes se torna marcante na vida de muitos, passando a frente, até mesmo, de objetivos mais sólidos , como a educação e, não raro, sustentando o comércio de produtos falsificados.
Marcado por uma herança colonial de escravidão e reduzido acesso à terra, o histórico brasileiro não se faz favorável a reversão dessas grandes disparidades sociais hoje vividas. É preciso que se invista, portanto, em medidas sólidas, como a educação e o incentivo à independência financeira para que, minimizados os contrastes, o desejo de se estampar no peito uma falsa riqueza, seja também amenizado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018