Título da Redação: Parece mas não é

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriella Pais


Cada vez mais nos deparamos no dia a dia com grifes famosas, acessórios, caros, celulares gigantes, e valores distorcidos. Os jovens querem coisas que não podem ter, para provar para pessoas que nem conhecem, que são o que não são, e assim, entramos na época da aparência, na qual para ser aceito, é necessário ter e não ser.
Diariamente somos bombardeados com novidades, produtos novos e caros, que passam uma ideia de extrema necessidade, mas que na verdade são ilusões e exageros de consumo. Roupas, aparelhos eletrônicos, acessórios, e coisas caras, produzidas para qualidade e conforto, são confundidas com status social e requisito para aceitação.
Uma pesquisa feita no mês 06/2015, mostrou que ao contrario do que se esperava na crise em que o Brasil se encontra, não diminuíram as vendas de produtos importados para aumentar a venda de artigos de necessidade, o brasileiro está deixando de comprar o básico, para não abrir mão do consumo supérfluo.
O grande problema é que a maioria dos jovens que "ostentam" essas marcas, são de baixa renda, transparecendo uma imagem de ricos em "selfies" muitas vezes tendo de fundo, paredes só de tijolos. Essa imposição da indústria sobre esses jovens sem condições, causam vários transtornos, uns são isolados socialmente por não ter os objetos de desejo, outros acabam entrando para o crime para consegui-los.
É necessário que o jovem brasileiro pare de tentar se americanizar, que a mídia como formadora de opinião,não incentive esse comportamento, aborde mais a essência do que a aparência, e que a industria nacional torne os produtos nacionais mais atrativos, para que os jovens entendam realmente o que é importante.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018