Título da Redação: Poder de consumo: Uma corrida sem fim

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Emily Carvalho


A sociedade é dividida em classes há vários séculos. E atualmente, com a igualdade que vêm sendo cada vez mais procurada, a camarotização, infelizmente, ainda é muito evidente. O poder, o mostrar ter e o poder do consumo, parecem ser cada vez maior e consequentemente a conquista da igualdade fica mais distante.
A procura pelo ter na nossa sociedade é intensa. Sejam as pessoas que já os tem, procurando aumentá-lo. Ou os que não possuem, fazendo de tudo para alcançá-lo. Logo, essa procura causa frustração, inveja e até mesmo esnobação por parte dos "poderosos".
Consequentemente, percebe-se que o mais importante para a sociedade é mostrar ter. Nisso, vemos muitas pessoas demonstrando riqueza ao utilizarem tênis de marcas caras, celulares modernos, quando na verdade chegam a passar dificuldades em casa. A partir disso, os problemas aumentam, podendo levar até algumas pessoas a cometerem assaltos, por exemplo, para se igualarem aos camarotizados.
Por consequência, a própria camarotização acaba gerando a violência. Forma-se um gancho que chega às mais diversas complicações. Como dizia Wiston Churchill, ex-1°-ministro-britânico, "A história é escrita pelos vencedores", deve-se analisar que o vencedor não é quem esnoba por ter, ou quem rouba pra ter. Mas na verdade os que lutam para vencer os padrões impostos pela sociedade.
Por tudo isso, fica claro que é necessário uma maior igualdade entre os povos. Mas, mais importante que isso é a conscientização e contentamento individual. Por isso, devem existir mais campanhas educativas nas escolas, para divulgar e ensinar que a felicidade independe do dinheiro; campanhas governamentais, para diminuir o consumo exagerado, por propagandas em TV aberta e outdoor, por exemplo. Assim, o consumismo cada vez mais deixaria de causar problemas na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018