Título da Redação: Quem precisa ser, quando se pode ter?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 3 anos por Vitória Dantas


O consumismo é a alma do sistema capitalista, a movimentação do capital está intrinsecamente relacionado ao dia a dia das sociedades. Diante desse cenário, mudanças no contexto social podem ser observadas, dentre elas se destacam a "ostentação" que passou a ser a expressão do que é parecer que tem mas não ter. Grupos de jovens, na sua maioria de regiões periféricas do Brasil, divulgam por meio de seu estilo, o desejo em esbanjar aquilo que não lhe é característico, fato comprovado muitas vezes pela localidade de habitação e estrutura de vida, em geral, desses jovens.
Funk ostentação, esse é o nome da ramificação do funk brasileiro responsável por difundir, por meio de suas letras, o estilo de vida almejado pelos jovens que seguem essa linha de pensamento. Roupas de grife, carros de luxo, bebidas caras, conseguir prestígio aos olhos dos outros e a atenção das mulheres, esse é o foco da ostentação. Não importa ser rico ou ter uma vida confortável e estabilizada, o que importa realmente é ostentar uma imagem, um padrão, mostrar aos outros que eles estão "no topo".
Utilizando a lógica, se um produto X é mais caro que um produto Y, tendo ambos a mesma finalidade, é esperado que o produto X tenha maior qualidade. Essa é a lógica de fabricação dos produtos de marcas conceituadas, o investimento em matérias-primas de alta qualidade resultam em produtos de grande durabilidade que justificam o alto preço. Logo, a marca antes de ser um demonstrativo de poder aquisitivo é um marcador de conforto e qualidade, nem sempre acessível a grande parcela da sociedade.
Com base nos fatos aqui expostos a liberdade de expressão deve ser defendida pois nenhuma cultura é superior a outra, porém a educação é o principal meio para conscientizar os jovens da necessidade de redefinir valores. Ostentar é sinônimo de esbanjar, e tal jovens, muitas vezes, possuem necessidades imediatas que vão além disso. A mídia , em especial a aberta, pode ser aliada nessa educação. Os jovens são o futuro da nação e representantes das mudanças que o país necessita, mudanças reais que sejam e não apenas pareçam ser.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018