Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A globalização, juntamente com o capitalismo, cresceu exponencialmente nas últimas décadas e com eles também intensificou-se o consumismo, o qual está afetando seriamente os recursos naturais, que, diferentemente dele mantiveram-se os mesmos.
O consumismo desenfreado tornou-se trivial para grande parcela da população atualmente, a qual busca através dele sensações momentâneas de satisfação e poder que esse ato proporciona. Isso é exatamente aquilo que o capitalismo objetiva, usando de estratégias como publicidades recorrentes, facilidade de acesso e pagamento para atrair e estimular os consumidores, tornando tudo isso um ciclo vicioso.
Com esse atual padrão de consumo os efeitos são variados e já causam impactos negativos, como a exploração crescente de matérias-primas, excesso de lixos, sobretudo eletrônicos, os quais são, na maioria das vezes, nocivos ao meio ambiente. Visto isso, é preciso medidas por parte das empresas no que diz respeito ao recolhimento dos produtos descartáveis, pensando também nas questões ambientais e nao apenas nas lucrativas, pois a natureza está sendo deixada como coadjuvante, apesar dela ser a protagonista.
De modo geral, as extravagâncias no consumo devem ser revistas com conscientização da população e medidas mais sustentáveis, além da criação e ampliação de órgãos que fiscalizem o modo de produção das empresas, pois diferentemente dos produtos que são substituídos a Terra é única e insubstituível.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018