Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Sabrina Siebra


No século XX, a partir do modelo fordista de produção em massa, o “American Way of Life” influenciou todo o mundo, inclusive o Brasil, a consumir. O problema, todavia, é quando os indivíduos passam dos limites, adquirindo mercadorias, muitas vezes, supérfluas para garantir um status social.
A ostentação é caracterizada pelo ato de imitar ou exceder determinado indivíduo de classe alta, possuindo produtos que serão cobiçados por outras pessoas. Dessa maneira, o desejo de obter certa mercadoria, o chamado “Fetichismo” por Karl Marx, foi amplamente explorado pelas agências publicitárias por meio de propagandas com o fito de manipular o consumidor. Isso trouxe consequências diretas para as famílias, como mostram dados do SPC Brasil, no qual 85% da população faz compras sem planejamento.
Outrossim, os psicólogos advertem para o reflexo de uma vida baseada na ostentação e consumismo. A perda de valores está intrinsecamente ligada a essa questão, uma vez que o indivíduo alienado possui uma vida artificial. Logo, teoria da Modernidade Líquida do sociólogo Zygmund Bauman pode ser encaixada nesse contexto, haja vista que as relações tornam-se efêmeras, velozes e superficiais. Assim, princípios básicos para a convivência em sociedade são perdidos, comprometendo o bem-estar social.
Destarte, fica claro que o modelo capitalista soube despertar novas necessidades nos indivíduos, sendo a ação de ostentar uma delas. Visto isso, é papel da escola instruir as crianças a desenvolverem responsabilidade como consumidores, visando a prática de jogos e atividades para desenvolverem o altruísmo e a alteridade e, posteriormente, deve ser feita a análise sociológica do modelo econômico atual. Analogamente, as famílias têm função nevrálgica nesse processo, ampliando os ensinamentos por meio de conversas e atitudes no dia a dia, como a inserção da mesada mensal. O Terceiro Setor pode também ampliar os debates nos bairros e comunidades, alcançando o máximo de pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018